Foto: Vitória Sarturi (Diário)
O secretário de Parcerias de Porto Alegre, Giuseppe Riesgo (Novo), esteve em Santa Maria, nesta segunda-feira (27), e concedeu entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN. Durante sua passagem pela cidade natal, ele participou de encontros com apoiadores e de uma agenda com o Movimento Tratado Cidadão, na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Riesgo, que foi candidato à prefeitura de Santa Maria em 2024, comentou sobre como parcerias público-privadas (PPPs) poderiam ser úteis a espaços de lazer, como o Parque da Cacism, fechado desde o mês de abril deste ano.
— Parcerias ajudam na manutenção e gestão de praças e parques. A ideia é trazer recursos e garantir qualidade e segurança sem depender apenas do orçamento público. Então, o Parque da Cacism é um belo exemplo, que pode vir a ter mais parceiros. Explorando aluguel, eventos, shows. Fazendo a coisa funcionar e o dinheiro girar — explica o secretário.
Experiência em Porto Alegre
Riesgo detalhou seu trabalho na capital gaúcha, especialmente na área de PPPs. Ele cita projetos de grande porte, como a concessão PPP da educação, viabilizada recentemente.
— O modelo permite que o Estado cuide da parte pedagógica e o concessionário da infraestrutura física, trazendo mais eficiência e qualidade, sem custo adicional para o município — ressalta.
Futuro
Por fim, o ex-deputado fala sobre seu futuro político e a possibilidade de concorrer em 2026. O Novo já fechou uma aliança com PL,que tem como pré-candidato a governador, o deputado federal Luciano Zucco, tenente-coronel Zucco. Segundo ele,o PL trabalha para ampliar a aliança com o Progressistas, Republicanos e União Brasil, partidos que poderão indicar o vice. Contudo, observou o ex- deputado estadual, que, em caso a coligação confirmar somente entre PL e o Novo, a sigla tem preferência para apresentar o companheiro de Zucco.
— Existe a hipótese de uma candidatura a vice-governador, mas o foco agora é fortalecer a aliança partidária. Independentemente disso, meu compromisso é sempre com o melhor para Santa Maria e Porto Alegre – pontua Riesgo.
Conterrâneos
Riesgo destaca, ainda, a presença de santa-marienses em cargos estratégicos em Porto Alegre, como os secretários Luiz Otávio Prates (Comunicação) e Cezar Schirmer (Planejamento), além do diretor-geral do Departamento de Limpeza Urbana (DMLU), Carlos Alberto Hundertmarker.
— Brincamos que há uma república de Santa Maria cuidando da prefeitura de Porto Alegre — comenta, em tom descontraído.